Teologia do Alemão

Teologia do Alemão

Share this post

Teologia do Alemão
Teologia do Alemão
Ética cristã sem Cristo, é possível?

Ética cristã sem Cristo, é possível?

Sobre um tipo de moral cristã que esquece de Jesus

abr 14, 2025
∙ Pago
6

Share this post

Teologia do Alemão
Teologia do Alemão
Ética cristã sem Cristo, é possível?
Partilhar

Tenho a impressão que ética se tornou um conceito inflacionado — ultimamente tudo tá inflacionado 😭 — desde promessa não cumpridas se governos éticos e justos, até a imoralidade e éticas questionáveis de onde se esperava mais.

❗️Ética cristã sem Cristo, é possível?

1.

A maior parte dos brasileiros – incluindo você e eu – foi criada com alguma tradição cristã. Me lembro claramente de ir à igreja com meus pais quando criança. Certa vez o pastor estava falando sobre salvação. Eu me perguntava, ao ouvir aquilo, se eu necessitava de salvação. Para mim não fazia sentido algum aquela fala, afinal eu era obediente aos meus pais, bom aluno na escola, e não tinha feito nada de grave para que a minha consciência acusasse. Muitas pessoas de igreja, como você e eu, que ainda crescemos e fomos educados em um ambiente moralmente cristão, tem dificuldade em enxergar a diferença entre uma ética com Cristo de uma ética sem Cristo.

2.

Por isso toda ética cristã começa com uma clara compreensão de quem nós somos e de quem Deus é. O reformador Martinho Lutero já afirmava isto ao dizer que a tarefa fundamental do teólogo é afirmar que o ser humano é pecador e Deus justificador. Esta diferença não é coisa qualquer, mas é o pano de fundo básico para entender a própria doutrina da justificação pela fé.

gray and blue wooden trunk
Photo by Zbyněk Skrčený on Unsplash

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Teologia do Alemão para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Alexander Stahlhoefer
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar