Deus nos deu o que nós nem sonhávamos
Sobre presente inesperados, encontros esperados e livros desejados
Mais tarde, mas ainda é terça.
Alexander Stahlhoefer, eu mesmo
❗️Deus nos deu o que nós nem sonhávamos
1.
— Servus, Alex
— Servus, J. - Assim sempre começa minha conversa com aquele que me ensinou o que significa ser um alemão da Francônia. Direto como um tiro, agradável como um fim de tarde no jardim.
— Os quartos estão prontos pra todos vocês e tem um carro grande pra toda família esperando aqui. — Disse J., não sei se pra me provocar ou se ele realmente não tinha entendido que iriamos só Ana, Isaac e eu.
— Mas, só vamos nós três, como te disse da última vez. Nós só temos condições pra isso. E estamos muito felizes com a possibilidade de poder levar as duas crianças. — E era a mais pura verdade. Ter juntado economias e recebido ofertas de tantas pessoas especiais pra nós foi motivo de enorme gratidão que eu nem sequer conseguia expressar adequadamente com as palavras. Não dava pra ir toda a família e estava tudo bem, pelo menos até ali.
2.
— Ça va, M.? Estou cogitando a possibilidade de passar rapidamente por aí na primeira semana de agosto. Seria uma visita para dar uma abraço em vocês, caso aceitem e possam me receber.
— Cara, deixa eu me recompor aqui. Que notícia sensacional!
Assim começou minha conversa com outro amigo muito especial na nossa caminhada. Nos vimos pessoalmente duas vezes na vida, mas já estivemos juntos por pelo menos uma centena de vezes. Quando eu soube que a viagem pra Alemanha daria certo eu comecei a pensar se eu teria condições de vê-lo novamente. Aí vi num recado dele num grupo que uma visita seria importante. Mas eu não teria as condições pra empreender mais uma viagem longa no tempo na Alemanha. Eu teria que me segurar e deixar a ideia de lado, pelo menos até ali.
3.
— Alex, nós vamos dar um jeito. Veja se ainda há passagens disponíveis e me manda a fatura da agência — Me disse J. naquela ligação.
Ele só podia estar pirando. Como, agora, faltando dez dias pra viagem eu vou conseguir passagem pra duas pessoas e passaporte pro Samuel? Lu foi taxativa. Vamos fazer a nossa parte. Faça a pesquisa. Era noite e eu mandei mensagem pra agência na Alemanha e fiz solicitação de passaporte.
No outro dia cedo veio o preço das passagens, um pouco mais caro do que pagamos. Rapidamente mandei pro J. Ele me liga de volta.
— Caro, mas reserva.
— Espera, ainda não posso. Tenho que resolver o passaporte do Samuel primeiro. Só depois posso fechar.
Assim começou a saga por algo que eu não pedi, nem ao J., nem a Jesus, quem sabe talvez o pedi em algum sonho. Deus sabe e ele atendeu.
Eu não chamo isso de milagre, chamo de graça. Pois é exatamente isso que aconteceu, favor imerecido. Eu não pedi por isso. Eu achei que era de mais pedir por isso. Eu estava olhando só pras nossas possibilidades e fazendo o que, racionalmente e matematicamente, era razoável e certo. Deus olhou pra muito além e quis nos dar algo que não esperávamos. Por isso é o que é, graça.
4.
Dois cultos seguidos eu sou perseguido por uma palavra. Numa dela o Diego, nosso missionário, nos manda olhar pro lado e ver por quem estamos ali. Somos igreja com e para aqueles ao nosso lado. Naquela hora eu pensei no M. Fui falar com o Diego e contei da ideia de visitar o M.
Diego sempre muito direto diz pra mim sorrindo: — Faz!
Semanas depois Diego é chamado pelo pregador apenas para dizer uma frase. Ele não estava pregando naquele dia. A frase eu já postei numa newsletter passada. Era mais ou menos assim: “Você não deve vir no culto pelo que você tem a receber, mas por quem você pode ajudar ao vir aqui”.
Olho pra Lu e digo: — Ok, eu vou visitar o M.
5.
— Por favor, venha na segunda feira, dia 03/07/2023, a partir das 10hrs (quanto mais cedo, melhor), e procure o Supervisor F. ou a Supervisora D., informando que o senhor foi autorizado a vir, por E-mail, e solicite aos mesmos a confecção do passaporte de urgência.
Nosso Samuel (4 anos) não tinha passaporte e nem precisava. Não havia a menor chance de ele viajar, por que então desembolsar preciosos R$250 em um documento que ficaria na gaveta? Tem decisões que precisam ser tomadas com racionalidade. Essa foi uma delas. O Samuel não precisava de um passaporte.
Na sexta de manhã, 30/06, quando eu soube que havia passagem e o J. me disse pra comprá-las eu revirei a internet pra descobrir como tirar um passaporte pro Samuel. Liguei várias vezes pra Polícia Federal. Ninguém atendia. Falei até com um amiga que é consul honorária pra ver se ela sabia de algo. Não sabia mais do que eu tinha descoberto na internet. O que sobrou? Escrever um e-mail e esperar por uma resposta. Feito, saímos pra casa dos pais da Lu pro final de semana.
30 minutos depois o e-mail na caixa de entrada. Sim, é aquele texto ali de cima. Segunda-feira cedo traga a documentação, foto, taxa paga e seu passaporte será feito até sexta-feira. Estávamos no meio da serra e o sinal do 4G sumiu. Parei 15 minutos depois quando ele reapareceu pra escrever pra agência de turismo reservar a passagem.
Surreal? Sim! Mas estávamos num misto de anestesiados, tranquilos e eufóricos. Até no dia seguinte, sábado, ainda teríamos uma dezena que pendências a resolver: trabalho da Lu, esperar pela agência na Alemanha, que pelo fuso horário já havia fechado, tirar foto do Samuel.
6.
E foi assim que Deus nos deu o que nós não pedimos e nem sequer sonhamos. Vamos com a família toda para a Alemanha. O Senhor está nos dando a oportunidade de ver muitos amigos queridos que deixamos lá e que nos acompanham ao longo do tempo que estamos de volta, e também de estar ao lado de amigos queridos que estão na obra do Senhor e para quem nós queremos ser amigos estando ao lado, visitando e animando-os na graça de Deus. Contei a história de como vamos poder visitar a família M., mas vamos também poder visitar outros tantos, os E. e os Z., os W. e os R. E se Deus permitir mais algumas tantas letras.
🧠 Antes que eu esqueça…
Eu estou devendo pra editora Mundo Cristão o agradecimento por dois livros fantásticos que ele me enviaram. Do querido Valdir Steuernagel recebi “Fazendo teologia de olho na criança” e do Tiago Abdalla “A espiritualidade de Jesus”. O Valdir não escreve sobre crianças, mas sobre como as crianças fizeram com que o foco da teologia dele mudasse. É uma obra instigante, sensível e muito necessária tanto para quem lida com teologia e, por vezes, tende a se esquecer de que essa teologia precisa alcançar o coração e não somente a razão. Já o Tiago medita sobre o evangelho de Marcos e nos dá importantes lições sobre como Jesus nos ensina a ter uma relação próxima com o pai.
Eu queria muito guardar esses livros na minha estante. Mas ai veio a Lu essa semana e me perguntou que livros a gente poderia dar pra amigos brasileiros na Alemanha. Sinceramente? Eu tenho um apego pelo livros na estante. Mas aí eu me lembrei do que o meu amigo Carlos Marques (Cacau) disse num tweet. Ele foi tão abençoado com os livros que resolveu dar pras pessoas da igreja. Então é isso, eu fui muito abençoado pelos dois livros que citei ali em cima e também pelo Smith que já citei aqui em outras newsletter. Vou dar todos eles pros amigos na Alemanha pra que continuem frutificando por lá. Dê livros que você ama pra quem você ama!
Link dos livros mencionados:
Livro do Valdir na promoção hoje por R$29,90 https://amzn.to/3XGcvDw
Tiago Abdalla, Espiritualidade de Jesus https://amzn.to/3XCd9lb
Smith, Como habitar o tempo https://amzn.to/44vI2Kp
💡Isso aqui me ajudou
Vocês! Não tenho playlist nem série pra compartilhar. Só queria dizer que os e-mails e mensagens que tenho recebido - inclusive presencialmente de alguns colegas de ministério - tem sido um apoio muito grande pra mim. Obrigado, mesmo!
☕️ Me convida pra um café?
Eu dei esse título pra essa parte da Newsletter pra lembrar você que apoiar o Teologia do Alemão custa o mesmo que tomar café na padaria, mas no caso seria um café pra você e outro pra mim.
Então como estou com a viagem do doutorado pela frente e estou levando as crianças, estou agora levando a família inteira, isso significa que vou precisar de mais alguns cafés. A melhor maneira de você me ajudar na viagem é tornando-se um assinante pago aqui no Substack.
Além disso estou fazendo uma promoção dos meus dois cursos no Hotmart, ambos com 30% de hoje até o dia do meu retorno da Alemanha em 06/08.
Curso de História da Igreja Antiga: https://pay.hotmart.com/R32306048N
Curso de Teologia Sistemática: https://pay.hotmart.com/F83474731H
Use o cupom DOUTORALEX para ganhar 30% de desconto.
Outra maneira de apoiar é comprando na Amazon através do meu link. Não custa nada pra você e eu recebo uma pequena comissão. Basta acessar o Amazon com carrinho de compras vazio pelo meu link e depois selecionar o que quiser comprar. Esse é o meu link: https://amzn.to/3r2JlC6
Ô glória!!!! Parabéns, meu amado, foi muito sacrifício para você chegar até aqui. Que Deus te abençoe abundantemente nesta nova etapa em sua vida!
Que incrível!! Notícia fantástica!
Depois da nossa última conversa em grupo, eu fiquei pensando na Lu. Olhei para os meus filhos e me coloquei no lugar dela... Que mulher forte! E eu só a conheço de pequenos vídeos na internet! Eu não sei como agiria se estivesse no lugar dela. Coloquei vocês nas minhas orações, principalmente a Lu! Pedi que Deus olhasse para ela... Eu confio no El Roi.... Ele sempre surpreende! Ele continua sendo o "Deus que nos vê".
Que vocês tenham uma viagem tranquila e uma estada abençoada por onde passarem! 🙏